domingo, 29 de julho de 2012

Síndrome de Rita






Tenho que admitir: Eu tenho a síndrome de Rita. É simples explicar, minha memória as vezes não é fraca, principalmente se for relacionada a coisas ruins. Alguns podem apelidar de vingança, ou até mesmo de Justiça. Eu não procuro rótulos referentes a isso não, apenas tenho a síndrome de Rita.

Óbvio que não me considero perfeita, posso garantir que durante a minha vida, eu decepcionei algumas pessoas, mas, e quando é o oposto? quando somos magoados, nosso papel de vítima está garantido, mas, e quando o oposto acontece? nosso papel de vilã/vilão também está feito.

Eu tenho temperamento forte, isso não é segredo. As vezes, ainda que raramente, posso ser uma pessoa doce e compreensiva. Mas, tem horas que meu lado ruim perde para o lado bom. E são nessas horas que, certamente todo cuidado ainda é pouco.

Não sou uma pessoa ruim. Eu não cismo com as pessoas do nada, só recebem esse lado frio e calculista quem realmente merecer. Aos que não merecem, eu não levanto nem a voz. É a velha disputa interna entre ser uma boa e má pessoa. As vezes prefiro ser a má.

O fato é que, se eu confio ou admiro demais, eu sou totalmente entregue, o que aumenta mais ainda as chances de meu lado ruim aparecer por qualquer decepção, por mais besta que seja. Eu não gosto de muito grude, ou de simplesmente me apegar a alguém, justamente por isso. Sempre tenho a tendência a admirar e querer demais. Prefiro estar por fora, acho mais saudável não esperar nada de ninguém, inclusive de mim mesma. Odeio a sensação de ser observada e analisada. Odeio receber palpites, eu sou do jeito que sou e, por mais complicada que eu seja, eu me quero assim.

A síndrome de Rita não é maldade, embora esteja relacionado a maldade. Mas, quando alguém faz algo de ruim para mim, eu marco. Na minha cabeça aquela pessoa nunca mais será vista com bons olhos. Eu sou do tipo de pessoa que fica muito feliz com a infelicidade das pessoas que eu não gosto. Sem hipocrisia minha gente, aposto que muito de vocês são assim também. Nada de frases prontas de Caio Fernando Abreu dizendo " Se você me desejar o mal, eu te desejo o bem " .. eu na verdade vou te desejar mais mal ainda, ainda que isso me torne uma pessoa rancorosa, mas é assim que realmente sou.

Assim como a Rita, o primordial é manter todas essas pessoas por perto, ainda que eu não manipule nenhum acontecimento. Só mexo meus pauzinhos se eu realmente odiar demais a pessoa, mas quando eu não odeio, eu fico quieta, e solto um sorriso interno bastante verdadeiro quando coisas ruins acontecem a elas.

Me julguem e pense o que quiserem. Sempre que sou boazinha, as pessoas tendem a pisar sem dó. E se a gente analisar bem, a vida é assim. As pessoas mais ruins e frias, já foram ótimas e frágeis um dia. O mundo dá voltas, e é por isso, que todo mundo tem que prestar bastante atenção no que faz. Antes de magoar alguém ou prejudicá-la, pensem que a lei do retorno é bastante válida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário