terça-feira, 20 de março de 2012

Aprender.






Me questiono sobre quantas coisas faríamos se não existisse algo que freasse nossas ações. Algo que tivesse o poder de mudar nossas certezas e trouxesse junto a si uma dúvida, um receio .. Não estou falando do medo, e sim da aprendizagem .. daquilo que aprendemos diante de horríveis ou inesperadas situações.

O que você faria se fizesse tudo que sente vontade? Com certeza todos nós ocultamos algo que queremos, ainda que não seja importante, mas que mesmo assim a maturidade fale baixinho ao ouvido " Não, não faça ". Esta foto que coloquei retrata bem o que quero dizer hoje no blog, reflete bem a mudança que todos nós sofremos ao longo da vida.

Em alguma etapa da vida somos tão transparentes, corremos atrás dos nossos sonhos, amamos, somos felizes. Todo esse processo faz parte da vida de qualquer pessoa, mas e quando nossos sonhos não se realizam? e quando o amor não é correspondido? Para estes casos é que aprender torna-se mesmo fundamental.

Se não podemos realizar algo que queríamos, o processo natural da vida é que a gente desista. Desista da casa dos sonhos, desista de um emprego impossível ou de um sonho difícil de se realizar .. Nós simplesmente desistimos, não por covardia ou medo, e sim porque para aprender é necessário que antes se tenha tentado, tenha lutado, e por fim .. ter quebrado a cara.

Alguns relacionamentos de fato dão muito certo. Não é correto generalizar as coisas e muito menos deixar de acreditar em relações apenas porque alguém te machucou .. As pessoas são diferentes, mas é óbvio que quando ainda somos novos e acreditamos em " conto de fadas ", nossa forma de agir é diferente, levamos tudo com simplicidade .. até que por ironia da vida ou algo assim, sofremos alguma decepção e nos fechamos. Alguns se fecham completamente, outros ainda conseguem se apaixonar, porém, com uma certa cautela. Pois aprender é não repetir um fato que anteriormente tenha roubado seus sorrisos.

Não quero aqui dizer que aprendi tudo. Ainda sou tão nova, mesmo que por diversas vezes já tenha que ter agido com muita maturidade, assim como em contrapartida também já fui muito infantil. Acredito que eu esteja vivendo o processo correto agora. Sei das minhas imperfeições e defeitos, mas sei também o quanto já aprendi com tudo.

Um dia já fui uma menina boba em todos os aspectos , daquelas sonhadoras que não medem o nível de realidade. Eu lembro que por diversas vezes fiz um " planejamento " de como seria a minha vida. Já me imaginei sendo psicóloga, tendo um enorme abrigo de animais .. já imaginei até um inesperado prêmio na loteria. Já me imaginei em vários aspectos .. Já me imaginei sendo uma velha solteira reclamona, como também já me imaginei com alguém para o resto da minha vida. Hoje eu não me imagino, hoje eu de fato SOU. E me aceito como sou, e sei que quem quiser estar comigo me aceitará assim. Hoje eu sei que perder o lado ingênuo e ser um pouco seca com as coisas que me cercam me transformaram em alguém mais forte .. Aprender é ser forte dia após dias. Ainda que os primeiros dias sejam só lágrimas .. ainda que as decepções machuquem por dentro. Eu sou o tipo de pessoa que hoje em dia não me abalo facilmente. Alguns vão pensar agora " Nossa, ela é fria " .. não meus caros, não sou fria. Sou apenas uma pessoa vivida, e por ser assim, aprendi que tudo nessa vida é superado. Então vou me desgastar para que?

Aprender e crescer , apenas esperem o seu dia, pois acredito que todos nós crescemos no tempo certo, portanto não adiantem os acontecimentos e ações. Controle a si mesmo e assim será capaz de controlar tudo.

Um comentário: