terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pessoas que se agigantam e se encolhem aos nossos olhos






Todo sentimento quando chega, é intenso, devastador. Acredito que quando alguém gosta, gosta por inteiro .. não tem isso de se doar pela metade .. por mais que a gente finja ou resista, nos entregamos sim por completo. Tão devastadora quanto a sensação de apaixonar-se, é a sensação de desapaixonar-se .. porque sim, toda paixão que um dia nasce, pode sim acabar.

Desapaixonar-se é se desfazer de algo, é jogar fora toda a imagem que alguém causou no primeiro momento, ou em determinado momento. Quando você se apaixona, o processo acontece quando você se pega gostando de cada detalhe da pessoa .. do sorriso, dos beijos, das conversas. Acredito que muita gente se perde nessa parte, pois acaba enxergando o que quer enxergar, e não o que a pessoa é de verdade.

Desapaixonar-se é perceber que aquele sorriso de antes, já não te encanta mais .. é perceber que a conversa tão íntima de um dia, hoje não passa de uma conversa de duas pessoas desconhecidas. Na verdade é muito extremista perder tudo assim. Mas a grande realidade é que se realmente as duas pessoas se gostaram um dia, quando o sentimento acaba, tornam-se sim desconhecidas. Óbvio que todo caso é um caso, alguns são diferentes. Acredito que muitas pessoas por mais que se separem, conseguem ficar quando se encontram, e se aproximam muitas vezes ainda. Embora isso nunca tenha acontecido comigo, não sei gostar, desgostar, gostar .. Eu quando gosto de alguém, gosto de verdade, a pessoa terá tudo de mim .. Mas quando a fase de desgostar chega, não tem volta .. Pois eu sou uma pessoa que para gostar de outra, precisa se sentir atraída e nunca perder o gostinho de " novidade " .. não sei gostar de nada monótono, sem graça.

Desapaixonar-se pode ser resumido em tirar da sua vida aquilo que não faz mais parte dela, com o tempo a gente percebe claramente os lugares que nos acrescentam em algo, e também os lugares que não queremos voltar mais .. Com as pessoas é exatamente assim, com o tempo a gente percebe quais são aquelas que queremos ao nosso lado, e também aquelas que deixaram de ser importantes.

A ausência é o primeiro passo para o esquecimento, embora seja dolorosa no início. É impossível não sentir saudade quando nos acostumamos com a presença de alguém. Os dias ficam diferentes quando estamos acostumados com a companhia de alguém, então na medida que o tempo vai passando e você vai percebendo que aquilo jamais irá se repetir, a saudade vai se transformando pouco a pouco ... primeiro vem o sentimento de tristeza, de sentir-se incompleto. É como se você fosse acostumado a ir numa casa vazia, mas nela encontrar alguém todos os dias que fosse .. e de repente, ao voltar na casa, você não encontra mais ninguém. Nos primeiros dias é ruim, mas com o passar do tempo, a casa vazia será apenas a casa vazia .. aquela ausência não irá mais pertubá-lo.

Costumo ouvir por ai que as pessoas são insubstituíveis .. não concordo com isso. A vida é uma caixinha de surpresa, não é porque você gosta de alguém hoje, que você irá gostar por toda a vida. O que são insubstituíveis mesmo são os momentos vividos, eles não se repetem de maneira igual .. podem ser melhores, piores .. mas nunca iguais. Você nunca irá passar pelos mesmos momentos com mais de uma pessoa.

Desapaixonar-se é importante, pois acho absolutamente normal esta fase de um dia se encantar por tudo, e no outro dia olhar direitinho e pensar " espera, não é tão especial/diferente quanto pensei " .. Desapaixonar-se é fechar a porta para algo sem graça, sem empolgação, e abrir-se para uma nova fase com outra ou mais pessoas .. e advinhem qual é a outra fase? Apaixonar-se.

Desapaixonar é desprender-se de algo antigo, e abrir os olhos para o presente .. esse que novamente pode ser excitante, divertido e especial. Portanto não tenham medo de puxar o pé do passado, tem gente que se acostuma com a rotina de gostar da mesma pessoa, mesmo que ela nem faça nada. Tenham medo é de se entregarem para alguém que não está na mesma sintonia. Pois sentimento pra ser forte e verdadeiro, tem que ser recíproco. E tudo aquilo que não se encaixa mais, a gente descarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário