terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Sem Drama.






Tenho tido mais contato com as pessoas ultimamente .. saindo um pouco do meu mundinho particular e, conhecendo outras realidades diferentes e de outras pessoas. Sempre me considerei uma pessoa observadora, mas acredito que agora sou mais ainda. Pude perceber claramente que o maior dilema da vida de uma grande maioria das pessoas é o fato de se relacionarem com outras .. todos os tipos de relacionamento. Na verdade observo que quase toda mulher enfrenta e sofre mais por esse tipo de coisa .. seja por final de relacionamento, seja por sentimento não recíproco. E o mais engraçado é que a grande maioria sempre " escolhe " justamente aquele par que ela sabe que terá mais problemas .. É como se reclamassem a vida inteira por falta de atenção e carinho, mas sempre escolhessem o mesmo tipo. Acredito que os homens se decepcionam muito também .. não tenho aquela visão machista que eles são tão superiores assim, existem exceções para tudo .. mas citei as mulheres, porque tenho mais contato com elas, e esse contato me inspirou a falar sobre isso.

Na vida existe tanta coisa mais importante do que sofrer por outra pessoa, ou esperar. Tem gente que dramatiza demais, " Ah ele/ela é minha vida, não posso viver sem. " NÃO PODE? que eu saiba, todos nós nascemos sozinhos, e vivemos muito tempo sem a tal pessoa .. Então porque agora não pode?. Observei claramente que todos nós ficamos vulneráveis quando gostamos de alguém .. principalmente quem ainda não tem experiência, quem ainda é bobo pra esse tipo de coisa. A paixão e o envolvimento são armas poderosas e muitas vezes fatais, capazes de nos cegar, de nos deixar fracos. Mas são apenas fases .. a bobinha que hoje chora por causa de alguém, pode ser a mesma que amanhã não dará um passo por mais ninguém .. faz parte da vida, é um ciclo, e em relacionamentos vivemos várias etapas, até que finalmente a gente consegue ser a pessoa certa para enfim viver um relacionamento saudável, sem dependências.

Quando eu era mais nova .. tipo uns 15 anos, sempre ouvia pessoas mais velhas que eu, me diziam que amor de verdade acontece com o tempo, quando já temos uma idade madura para entender e viver isso tudo. Eu discordei na hora, eu achava que amor acontecia rápido .. questão de dias ou mêses. Mas não é assim mesmo .. Você conhece alguém a 1 ou 2 mêses e já diz que ama .. NÃO É AMOR! O que não quer dizer que não possa virar amor, apenas naquele momento não é. Amor acontece com o tempo, e quando eu digo tempo, é tempo mesmo .. é construído por anos, justamente porque é algo firme, difícil de cair no primeiro assopro que a vida oferecer. Ai me pego observando cenas do meu passado, cenas em que já falei " Eu te amo " para algumas pessoas .. ah como eu estava enganada .. nunca conheci as pessoas tão bem assim para poder dizer isso a elas, e ai vejo que indiretamente estou ou estava incluída na lista de pessoas que banalizam o amor.

Na maioria das vezes não banalizamos isso por mal .. as vezes alguém nos faz tão bem, as vezes sentimos que temos uma cumplicidade tão forte com outra pessoa a ponto de acharmos que conhecemos ela de verdade, por completo. Mas isso nunca acontece tão fácil e tão rapido, na verdade ficamos cegos e IMAGINAMOS o que queríamos que elas fossem .. ai o tempo passa, dias ou mêses, e ao enxergar a pessoa de verdade, desistimos e culpamos vários fatores " Ah a distância atrapalha, Ah você mudou, Ah meu foco é outro agora " ..Eu sempre e sempre pensei que as pessoas " mudavam " .. me enganei, ninguém mudou. Minha falta de experiência foi que fez com que eu enxergasse aquilo que nem existia. Mas a verdade é que eu nunca amei, e nunca fui amada. Pois não conheci ninguém verdadeiramente, e também não me conheceram .. mêses não são nada, transar não é conhecer, falar coisas bonitas ou escutar, não é amar. Ter atitudes corretas e maduras é que são de fato o início do que verdadeiramente é o amor.

E ai também existe a lista de pessoas que sofrem sem nem ter relacionamento algum .. Ficam, gostam, criam expectativas e claro, se frustram. No caso dessas pessoas, minha análise é firme e direta ... é falta de amor próprio. Como é que alguém sofre a toa por alguém que nunca " teve " ? .. Me pergunto o PORQUE dessas pessoas não enxergarem que se o cara ou a mulher não quer nada, quem perde são eles/elas. Então qual é a graça de sofrer por quem nem pensa em você? NENHUMA. A vida é feita de tantas coisas, são tantas as coisas que podemos fazer .. Podemos sair e nos divertir com ótimas companhias, podemos viajar e conhecer lugares diferentes, pessoas diferentes, podemos ter tanta satisfação e vitórias pessoais, e em vez disso as pessoas costumam se focar apenas em outra pessoa, e esquecem de enxergar o quanto a vida é maravilhosa.

Minha maneira de encarar as coisas hoje em dia é diferente de todas as maneiras que já tive .. já vivi muito em extremos, ora muito apaixonada, ora revoltada. E hoje eu não sou nenhum desses dois. Não gosto de ninguém, mas isso não deixou consequências negativas em mim. Não gostar de ninguém apenas me fez enxergar que isso não faz falta. Eu não sinto falta nenhuma de viver preocupada por depositar minha expectativa em qualquer pessoa. Estar só fez com que eu me conhecesse muito melhor, e a partir do momento que eu me conheço tão bem assim, eu posso mostrar de verdade quem eu sou, e alguém irá gostar de mim justamente por isso.

Eu realmente acabei saindo completamente do conto de fadas que sempre achei que eu construía em todos os relacionamentos. Contos de fadas não existem. Na vida real, a felicidade principal é ser feliz por você mesma, sem depedências .. é ser livre. Eu gosto muito dessa sensação de ser livre, de saber que ninguém tem expectativas a meu respeito. Mas a mudança que mais gostei em mim é que agora eu não me entrego fácil .. eu não me empolgo fácil, eu não gosto fácil, eu nem sequer dou minha atenção tão fácil assim mais. Acho que fiquei tão egoísta, e não é pecado algum eu ser tão auto-suficiente assim. Eu nunca mais vou banalizar o amor e dizer coisas lindas e passageiras, para pessoas que eu nem conheço direito.

É caros leitores, o mundo dá voltas, e o que importa é de fato o que somos por dentro, o que mudamos internamente, e não apenas por fora. A vida é uma escola, e nessa escola eu ainda vou aprender muito, eu sei. Minha vida está apenas começando .. Eu ainda vou trabalhar, ter minha casa, passar por momentos tensos, ainda vou rir, vou chorar .. mas uma coisa eu já aprendi, e não é frieza e nem nada do tipo .. mas já aprendi que isso de relacionamentos é pura besteira para quem ainda tem tanto assim pra viver. Vamos viver mais, aproveitar mais. Um dia Deus mandará a pessoa certa, no momento certo .. Acalmem o coração e enxerguem o quanto vocês são muito maiores que qualquer outra pessoa. E a todos que namoram, tenham cuidado .. o tempo é sim muito importante, gostar já é de fato algo muito especial .. mas o amor pelo parceiro ou parceira, vai se dar ao longo do tempo .. Não usem palavras tão únicas e especiais para pessoas que podem ser apenas mais uma, e não de fato ele ou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário