domingo, 11 de dezembro de 2011

Traição - Confiança






Não poderia terminar o ano sem falar sobre esse tema, apesar dele ser um pouco pesado. Ontem, numa rodinha de amigas o tema foi " Traição " .. assim como já aconteceu muitas vezes, o que mudou mesmo foi meu posicionamento diante disso.

Bom, acredito que na vida real todos nós já sofremos algum tipo de traição .. traição não é apenas algo carnal, é algo que pode ser mais extenso, uma quebra de confiança pode ser considerada como traição. E quem nunca passou por isso na vida? a resposta é, todos nós já passamos. É impossível não existir decepção quando estamos em contato com outras pessoas.

Traição sempre foi um tema que fez parte da minha vida .. Lembro perfeitamente da primeira vez que fui traída, lembro perfeitamente do diálogo que a minha namorada usou com a outra pessoa. Na verdade se eu falar que fiquei surpresa estarei mentindo, eu não fiquei, já era um relacionamento longo, desgastado .. mas mesmo assim fiquei furiosa, e me isolei .. Acho que é a reação da maioria das pessoas. Eu lembro que eu queria me isolar e não conhecer mais ninguém, passei a pensar que todas as mulheres seriam iguais a ela, e fui levando aquele trauma por 2 ou 3 anos, sem nunca esquecer a sensação ruim que aquela traição tinha deixado em mim.

Vou ser bem sincera, as vezes me pergunto o PORQUE disso quase sempre acontecer comigo, sinto que fiz tudo errado no passado, sinto que fui boba demais, fiel demais. Mas sabem, não me arrependo de ter sido assim, porque se eu não fosse assim, eu seria igual a todas essas pessoas que já conheci. É tão estranho saber que de 5 relacionamentos sérios apenas UMA não me traiu, mas isso me fez refletir e constatar que tinha deixado de dar valor ao relacionamento mais importante que já tive até hoje .. só recentemente pude perceber que as únicas lembranças que permanecem vivas em mim, e que me causam uma certa felicidade ao relembrar, são as de 2009 e nada vai mudar isso .. a confiança e a cumplicidade que tivemos na época com certeza eu nunca mais terei tão facilmente assim, eu nunca desconfiei dela, foi um relacionamento bastante saudável, sem brigas .. com certeza foi o mais maduro que tive até hoje .. passamos pouco tempo juntas, mas foram 2 mêses muito intensos, e hoje vejo que foi tão bom ter durado pouco tempo assim. Vejo casais ai que estão juntos há anos, mas que traem, que não se amam .. O rótulo de " namoro " não é nada, o importante é você saber que o que você vive é verdadeiro, e não apenas por aparência.

Minha opinião hoje sobre a traição é totalmente diferente do que pensei antes .. na verdade acho que era porque nenhuma traição tinha me abalado ou me surpreendido. Então sempre que me perguntavam eu respondia que era safadeza e blablabla. Mas hoje, diante de uma traição recente que realmente me surpreendeu, minha opinião deixou de ser tão infantil, e eu passei a observar fatos, a analisar coisas que antes eu não via. Em todo relacionamento que possivelmente existe ou pode existir traição, muitos sinais são dados .. como por exemplo, desde o início você percebe que no casal um gosta mais, e o outro nem tanto .. você percebe que sua ansiedade para ver a pessoa é muito maior do que a dela pra te ver .. são coisas simples, mas que se analisadas assim de uma forma geral, já são sim suficientes para perceber um sinal de alerta sobre isso.

Traição não pode ser apenas resumida em falta de caráter .. óbvio que a partir do momento que você se submete e concordar estar em um relacionamento, o princípio básico disso é você ser leal, ser fiel .. Acho tão simples permanecer solteira em vez de tentar dar passos longos que sei que não serei capaz de dar. Mas a fidelidade e os sentimentos não podem ser julgados apenas porque existe um rótulo em questão .. O que faz mesmo tudo mudar é o sentimento que você tem pela outra pessoa .. São os sentimentos que fazem com que você nem se sinta preso, é algo natural ... e poucos casais tem isso, afinal, as aparências enganam mais do que vocês podem pensar.

De todas as traições e quebra de confiança que já tive na vida, aprendi a não me surpreender com mais nada. Eu não sinto ódio, não sinto nada .. só acho chato saber que quase tudo no meu passado não passou de mentira, de aparência falsa. Mas não posso mudar o que aconteceu, e tentar entender também nem quero .. passou e passou. Guardo na minha lembrança apenas o único relacionamento que se salvou desse monte de mentira, e é por ele que ainda mantenho um pouco de esperança, e é por ele que não perdi minha cabeça e não briguei por nada. Sei que eu precisava aprender muito, e aprendi. E acreditem, força é meu sobrenome. Pois a pessoa tem que ser muito forte para admitir a si mesma que muitas coisas são falsas, sem se tornar uma coisa falsa também.

E a todos vocês que um dia já foram traídos, ou simplesmente passaram por algum momento onde a confiança foi quebrada .. Saibam esperar, não é clichê dizer que o tempo resolve tudo, ele realmente é capaz de resolver, e de responder todas as suas perguntas. A vida te oferece pessoas falsas, para que um dia, no futuro, você saiba dar mais valor ainda a pessoa certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário