quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aparências






Minha vida inteira foi cercada de situações muito parecidas, em alguns casos somente a data do calendário é diferente. E ando refletindo muito sobre isso nos últimos 3 ou 4 mêses, tentando encontrar uma resposta que faça com que essa repetição tenha algum sentido, eu busquei alguma coisa que ligasse todas as histórias, e encontrei.

Ontem passei a noite em claro, se eu tivesse o poder de sumir, eu sumiria. Me sinto muito cansada, precisando não apenas de pessoas diferentes, e sim de lugares diferentes. Já percebi na prática que isso de pessoas diferentes não fazem toda diferença não .. conheci e não senti nem cócegas. Por isso que a ideia de ir para a Bahia caiu como uma luva, um tempo só para mim, sem preocupação com nada, com certeza irá renovar meu espírito e minhas ideias.

Mas bom, vamos ao que eu acabei de descobrir. Antes, quando eu me decepcionava, era automático eu colocar a culpa em outra pessoa. Já perdi a conta de quantas vezes eu disse " você mudou " .. e isso para várias pessoas. Mas peraí, será que todas essas pessoas mudaram mesmo? se isso acontece apenas uma vez, é prudente que se verifique, afinal acredito sim que as pessoas podem mudar. Mas se a situação se repete inúmera vezes, ai não, ai é porque você se enganou mesmo, e é assim que me sinto agora .. Me sinto fracassada por ter me enganado tantas e tantas vezes. A experiência não me ajudou em nada, acredito que tenho o péssimo defeito de só enxergar o que eu quero, principalmente no início, pinto aquela imagem de ser " diferente " .. e depois a responsabilidade de apagar o que eu mesma pintei é toda minha.

Foi bom constatar isso, foi bom ver definitivamente que as pessoas não mudam, elas são sempre as mesmas, o diferente é que temos a terrível mania de pintar uma imagem e se agarrar a ela. Mas imagem nenhuma se mantêm em pé por muito tempo, sempre acaba caindo, uma hora essa pintura chega ao fim, e enxergar a verdadeira face das pessoas é a coisa mais difícil que já encarei na minha vida até hoje. Desmontar aquilo que um dia já foi sua maior certeza na vida, é além de cruel, algo muito pesado. Acho que é por isso que tenho me sentido meio triste ou quieta demais ultimamente, é porque minha ficha só foi caindo agora .. e para uma pessoa que já viveu esse tipo de situação a 5 anos, eu diria que fui lenta demais para processar tudo isso.

Agora que sei que a culpa é exclusivamente minha, o que me resta é encarar daqui pra frente as pessoas como ela são .. sem me apaixonar ou achar que é " diferente ". Me arrependo de todas as vezes que cheguei e disse a alguém " você é especial / perfeita " .. se eu pudesse, voltaria no tempo, e me tiraria dessa cena .. pois sei que ninguém mereceu ouvir isso de mim .. Mas já que não posso mudar o que foi feito, posso mudar o que ainda será feito..

Minha vida ultimamente tem sido assim, tenho aprendido cada dia mais, tenho aprendido a principalmente a assumir meus erros. E não é fácil para quem foi acostumada a vida inteira a deixar que o orgulho falasse mais alto .. mas sou um ser humano como outro qualquer. Se eu erro, tenho sim que pedir desculpas e tenho a obrigação de tentar reparar o erro, e vou levar essa mudança comigo para sempre .. nunca vou deixar que meu orgulho me proíba de pelo menos tentar. E quanto as aparências, joguei o pincel fora, não há como pintar mais nada falso, uma vez que eu já abri meus olhos e enxerguei essa realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário